Esta foi a pergunta que me fiz antes de entrar no mundo da programação: Por onde começar a estudar programação ?. Na época em que comecei não tinha o acesso as informações que temos hoje. Basicamente era faculdade ou livros, e eles eram muito raros e caros. As vezes não tinham nem título em português.

Iniciei estudando através da revista “INPUT”, e tinha um computador pessoal da Microdigital, conhecida por TK90X, que interpretava comandos em Basic, o mesmo que a Microsoft comprou mais tarde, e desenvolveu o Visual Basic.

Gravava os códigos em fita cassete com um gravador comum e ligava na tv de tubo. Não sou tão velho assim…. rsrsrsrsrs.
Hoje é diferente, temos a internet que te dá conhecimento em tudo que você queira aprender, computadores ultra rápidos, armazenamento em ssd, fazendo com que o meu tempo de estudo lá atrás fosse considerado o “tempo das cavernas”.
Durante todo esse tempo de estudo percebi que não é tão complicado aprender a programar, se realmente quiser resolver problemas e todos os dias estar disponível em aprender, com certeza terá muito sucesso nesta área.
Vou compartilhar, o que na minha opinião, por onde começaria a estudar programação, e dividiria em alguns tópicos:
– Algoritmo
– Linguagem de Programação
– Banco de Dados
– Colocando a mão na massa
– Desenvolvendo pequenos projetos
– Metodologia de Desenvolvimento
Algorítmo
Seria o básico de tudo, o alicerce para um bom programador. Mas afinal, o que é algoritmo ? Algoritmo seria descrever em uma sequência lógica, todos os passos necessários para resolver um problema. Mas de um modo em como o computador ‘pensaria’ para solucionar um problema.
Exemplo simples de como somar dois números:
– Obter o primeiro numero
– Obter o segundo número
– Somar o primeiro com o segundo número
– Mostrar o resultado na tela
Linguagem de Programação
É a forma que escrevemos os algoritmos utilizando regras de uma determinada sintaxe de Linguagem de Programação, que posteriormente seria traduzida para a linguagem de máquina e assim o computador reconheceria tal linguagem e executaria os comandos.
Temos várias linguagens e cada uma com o seu propósito: Python, C#, C, C++, Java, JavaScript, Ruby entre outros. Alguns são usados para Desktop, outros para Web e outros para ambos.
Banco de Dados
(relacional ou não)
Os banco de dados, nada mais são que arquivos gravados no HD, por exemplo, onde são registrados e organizados os dados de uma aplicação.
Vamos supor que você fez um aplicativo que deseja guardar os dados de um cliente, tais como o nome, documento e endereço. Você usa então um banco de dados para isso. Ele possui uma linguagem interna, onde a mais utilizada é o SQL, que faz toda a manipulação dos dados dentro deste arquivo (Insere, Pesquisa, Atualiza e Deleta).
Colocando a mão na massa
(alguns exemplos para conhecer a sintaxe)
Não adianta ficar só na teoria, temos que praticar, por isso é aconselhável que paralelamente ao aprendizado teórico, você coloque a mão na massa, traduzindo alguns algoritmos para a linguagem que está aprendendo.
Com isso você consegue a racionar sobre a solução do problema e ao mesmo tempo aprende a sintaxe de uma linguagem de programação.
Fazendo pequenos projetos
Muitos esperam ter um primeiro emprego ou até mesmo um estágio para se envolver num projeto de software, mas que tal começar fazendo pequenos projetos pessoais, depois tente desenvolver um projeto já significativo para outra pessoa, pois a intenção não é só aprender a linguagem de programação, mas sim, todo o processo envolvido no projeto de software.
Foi assim que desenvolvi vários projetos, a princípio de uso pessoal e posteriormente para amigos e conhecidos para resolver um problema específico, tudo em troca de uma coisa: o conhecimento.
Metodologia de Desenvolvimento
(funcional, programação orientada a objeto, Cascata, espiral, xp, scrum)
Aqui já estamos falando de algo mais avançado, chegamos no momento em que estamos trabalhando em equipe, softwares com vários módulos e milhares de linhas de código, bug atrás de bug, e será necessário seguir uma metodologia de desenvolvimento.
Como tudo na programação, não seguimos uma metodologia ao ’pé da letra’, mas adaptamos para o nosso ambiente de trabalho, é sempre bom ter conhecimento como funcionam tais metodologias.
As mais utilizadas hoje é a Programação Orientada a Objeto, Scrum, XP entre outras.
Podemos acrescentar também o versionamento de desenvolvimento de software, onde os principais são: Git e SVN.
Estudar programação é como uma viagem, você seguiria o seu GPS(guia de estudos), para chegar no seu destino, e no trajeto, curtiria cada paisagem, e no final, a sua experiência seria marcante.
O importante é você praticar muito que somado ao tempo, te levará ao sucesso na carreira.
Quer aprender a programar ?
Veja então esse curso para aprender a programar